NOSSA HOMENAGEM AO MAIS PURO DO HUMOR.
JOSÉ VASCONCELOS
José Tomás da Cunha Vasconcelos é o nome de José Vasconcelos. Ele nasceu no estado do Acre, na capital Rio Branco, em 20 de março de 1926. Ele nasceu no Palácio do Governo, onde seu avô José Tomás da Cunha Vasconcelos era governador e seu pai Tancredo Austregésilo da Cunha Vasconcelos era secretário do governo. Ele é conhecido apenas por José Vasconcelos. Um dos mais importante humorista e com longa carreira no Brasil. Seu início artístico foi em rádio e especializou-se em imitar vozes de outros artistas. Era bom nisso. Apresentava uma perfeita imitação do grande Ary Barroso, entre outros. Em 1941, no Rio de Janeiro, atuou no programa: "Papel Carbono". Também começou em cinema e em 1947, foi muito bem no filme: "Este Mundo É um Pandeiro" e fez outros filmes , como: "Sinfonia Amazônica"; "Os Maridos Traem ...e As Mulheres Subtraem"; "O Menino Arco-Íris"; "Os Trapalhões no Mundo da Fantasia"; "O Quebra-Nozes";"O Casamento de Romeu e Julieta". Por um longo tempo da carreira, José Vasconcelos trabalhou nos Estados Unidos, onde foi muito bem aceito.
Em 1952, começou a trabalhar na TV Tupi de São Paulo. Atuava na "Toca do Zé", programa humorístico que fez muito sucesso. Foi o primeiro humorista que em 1960 gravou um disco pela EMI Odeon , com o nome: "Eu Sou O Espetáculo" e vendeu mais de 100 mil cópias. Seu sucesso fez com que fosse aberto esse tipo de estrada, para outros humoristas, como Zé Trindade, e outros, que também gravaram discos humorísticos.
Em televisão trabalhou nas novelas: "Quatro Homens Juntos"; no seriado:"Plunct, Plact, Zuum"; em :"Uma Aventura no Corpo Humano";na"Escolinha do Professor Raimundo", no papel do gago Rui Barbosa Sá Silva.
Destacou-se no teatro, tanto no Brasil, quanto em Portugal.
Mas a maior aventura de José Vasconcelos não foi muito alvissareira. Ele criou o Parque Temático: Vasconcelândia. No município de Guarulhos, perto da capital paulista, em um terreno imenso de um milhão de metros quadrados, o humorista criou um parque, num audacioso projeto à molde dos parques americanos para crianças. Mas o empreendimento ficou muito caro e, sem ter obtido apoio oficial de qualquer espécie, José Vasconcelos quase foi a falência e sua "Cidade infantil", nunca ficou pronta. Fez terraplanagem, restaurante, administração, etc, mas não conseguiu chegar à conclusão do projeto. Enfiou ali tudo o que ganhou na vida e o projeto sucumbiu....ou quase. pois ele ainda busca parceiros estrangeiros, para realizar seu sonho.
Aos 85 anos de vida ele nos deixou. Mais deixou a lembrança de um humor sadio, sem apelação e sem palavrão. Obrigado José Vasconcelos.