segunda-feira, 7 de março de 2011

IDOLOS DA INFANCIA

BOB NELSON

NELSON PEREZ nasceu em Campinas, SP, em 12.10.1918, sendo o 6º dos oito filhos de José Perez, espanhol, ferroviário da Mogiana e dono do Hotel Dalva, e de D. Floresmina. Fez o grupo escolar que funcionava em anexo à Escola Normal e formou-se contador na Escola de Comércio São Luiz. Em sua família só ele teria pendores artísticos. Uma noite, depois de assistir ao filme Idílio Nos Alpes, no Cine Rink, na rua Barão de Jaguara, por brincadeira, começou a se comunicar com um amigo à maneira das montanhas do Tirol, como o cowboy-cantor Gene Autry, com menos perfeição, já vinha fazendo. Aquilo fez vibrar as mocinhas que passavam. 

CAREQUINHA

George Savalla Gomes nasceu em Rio Bonito em 18 de julho de 1915 e faleceu em São Gonçalo em 5   de abrilde 2006), mais conhecido pelo nome Carequinha, foi um dos mais notórios palhaços brasileiros.

George Savalla Gomes nasceu numa família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram os trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes (George literalmente nasceu no circo pois sua mãe grávida estava fazendo performance de trapézio quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro). Deu início à sua carreira como palhaço Carequinha aos cinco anos de idade, no circo de sua família, quando este estava em apresentação em Carangola, cidade do interior do estado de Minas Gerais. Aos doze era palhaço oficial do Circo Ocidental pertencente ao seu padrasto.

CARLITO

 
Charles Spencer Chaplin Jr. Nasceu em Londres no dia 16 de Abril de 1889 e 25 de Dezembro de 1977, mais conhecido como Charlie Chaplin, foi ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico. Chaplin foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos.

GRANDE OTELO

Grande Otelo pseudônimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata nascido em Uberlândia – Minas Gerais em 18 de outubro de 1915 e faleceu em Paris em 26 de novembro de 1993. um dos maiores artistas brasileiro de todos os tempos. Pai do também ator José Prata.
Grande artista de cassinos cariocas e do chamado teatro de revista, participou de diversos filmes brasileiros de sucesso, entre os quais as famosas comédias nos anos 1940/50, que estrelou em parceria com o cômico Oscarito, e a versão cinematográfica de Macunaíma, realizada em 1969. Conheceu Orso Welles quando este veio filmar no Brasil, na década de 1940. O grande ator e diretor norte-americano considerava Grande Otelo como o maior ator brasileiro.

OSCARITO


Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz, Oscarito nasceu em Málaga na Espanha em 16 de agosto de 1906 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 4 de agosto de 1970. Foi um ator hispano brasileiro, considerado um dos mais populares cômicos do Brasil. Ficou famoso pela dupla que fez com Grande Otelo, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo.
Nasceu em família circense, vindo para o Brasil com um ano de idade, mas somente naturalizou-se em 1949. Seu pai era alemão e a mãe portuguesa.
Estreou no circo aos cinco anos de idade, ali aprendeu a tocar violino, sendo ainda palhaço, trapezista, acrobata e ator.

O GORDO E O MAGRO


Laurel and Hardy no Brasil O Gordo e o Magro em Portugal O Bucha e Estica foi uma famosa dupla de comediantes e uma das equipes cômicas mais populares do cinema dos Estados Unidos, em atividade desde o cinema mudo  até meados da Era de Ouro de Hollywood. Composta por um magro, o inglês Stan Laurel (1890–1965) e um gordo, o americano Oliver Hardy(1892–1957), a dupla tornou-se conhecida durante as décadas de 1920 e 1930 pelo seu trabalho em filmes de comédia e também apareceram em apresentações teatrais na América e na Europa.

ROY ROGERS


Roy Rogers foi um famoso cantor e ator americano, cujo nome verdadeiro era Leonard Franklin Slye e nasceu em CincinattiOhio em 5 de novembro de 1911 faleceu em  Apple  Valley, California em 6 de julho de 1988. Ele e sua terceira esposa, Dale Evans, seu cavalo Trigger e seu cachorro, Bullet, apareceram em aproximadamente uma centena de filmes. Fizeram também o programa The Roy Rogers Show, que começou no rádio e depois de nove anos mudou-se para a televisão, onde ficou de 1951 a 1957. Dele participavam ainda dois antigos parceiros no cinema, Pat Brady, (que dirige um jipe de nome "Nellybelle"), e Gabby Hayes. O apelido de Roy era "King of the Cowboys" (Rei dos Cowboys), enquanto sua esposa era a "Queen of the West" (Rainha do Oeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário